Metro do Porto ganhará sete novas estações em cinco anos

Metro do Porto ganhará sete novas estações em cinco anos

 

Os projetos de expansão da linha Amarela, em Vila Nova de Gaia, e da criação da nova linha Rosa, no Porto, seguem a bom ritmo e tudo aponta para que fiquem concluídos «entre outubro e dezembro» deste ano e o concurso de empreitada seja adjudicado «no início de 2019», devendo as obras arrancar «entre a abril e junho» do mesmo ano. São as previsões do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, citado pela Lusa, que reafirma os prazos avançados pela empresa Metro do Porto.

«Acredito que aos 145 milhões de passageiros que usaram em 2017 o sistema de bilhética Andante (5,4% de acréscimo na procura) e aos mais de 60 milhões transportados em 2017 pelo Metro possamos acrescentar bastantes mais viagens», apontou o secretário de Estado, acrescentando que esta operação deve servir para transportar «mais 33 mil pessoas».

O arquiteto Eduardo Souto Moura irá desenhar três estações (rotunda [Boavista], Praça da Galiza e Carregal/Hospital de Santo António) e Siza Vieira terá a cargo a estação da Praça da Liberdade.

O valor de referência para os projetos destas duas linhas era de 4,7 milhões de euros (2,6 milhões de euros para a Rosa e 2,1 milhões de euros para a Amarela), mas as propostas vencedoras totalizam menos 1,4 milhões, estando orçadas em cerca de 3,3 milhões de euros.