Mitiska REIM compra Parque Mondego e Focus Park Canidelo

Mitiska REIM compra Parque Mondego e Focus Park Canidelo

 

Com 29.000 m², o Parque Mondego Retail Park situa-se à saída de Coimbra, junto à A1, e é atualmente o maior parque comercial do país. Tem 21 lojas, entre as quais a Decathlon, Bricomarché, Deborla, Minipreço ou Rádio Popular. O ativo foi adquirido à CBRE Global Investors, representada na operação pela JLL.

Fernando Ferreira, Head of Capital Markets da JLL, nota que «este negócio confirma que o interesse internacional pelo nosso país continua muito forte e que o retalho se mantém como o principal destino deste capital. Mas mostra também que há cada vez mais nacionalidades a investir em Portugal e que, contrariamente ao que se verificava no início deste ciclo positivo de mercado, os investidores estrangeiros estão a alargar o seu foco para cidades secundárias».

Já Antonio Simontalero, Portfolio Manager do CBRE Retail Property Fund, explica que «estamos muito satisfeitos com esta transação e em ter trabalhado com a Mitiska REIM no negócio. A venda do Parque Mondego segue-se à implementação de um plano de comercialização intensivo que resultou na ocupação completa do ativo e faz parte da estratégia do CBRE Retail Property Fund (“RPFI”) para otimizar a composição do seu portefólio e focar-se em ativos core».

Por outro lado, o Focus Park Canidelo tem uma ABL de 8.400 m², incluindo 4 espaços comerciais e marcas como a Seaside, Espaço Casa, Jumbo ou o ginásio Mais Fit. Foi comprado à Temprano Capital Partners. A Temprano tinha adquirido o Focus Park em 2015, focando-se numa estratégia de gestão do centro que passou pela atualização de rendas, ocupação de lojas vazias e conseguiu autorização municipal para uma expansão do centro. Vende-o agora com 100% de ocupação.

Timothy Young, da Temprano Capital Partners, comenta que «quando comprámos o ativo no fim de 2015 havia ainda uma considerável desconfiança por parte dos investidores para com Portugal. Beneficiámos, durante o período que passou desde então, não só de uma mudança de atitude mas também de um agitar do mercado que nos permitir melhorar e consolidar a rentabilidade do ativo. A acrescentar a isso conseguimos uma aprovação para uma expansão significativa que representa um potencial significativo para o próximo proprietário».

Tim Seconde, Head of Capital Markets da RPE, afirma «estamos muito contentes em ter identificado esta oportunidade para o nosso cliente, que é um investidor especializado em retalho com o foco na criação de valor. Mesmo no atual clima de maior competitividade, existem muitas oportunidades para os investidores que têm capacidade de esperar e procurá-las». 

Axel Despriet, CEO da Mitiska REIM, comenta: «estamos encantados por entrar em Portugal, um mercado que regista agora uma boa dinâmica, tanto em termos do ciclo económico como do mercado imobiliário». Este responsável verifica que «na sequência da crise económica, uma série de operadores comerciais e investidores afastaram-se de Portugal. Observamos agora precisamente a tendência contrária, com as transações imobiliárias a atingir níveis recorde e o regresso dos retalhistas e investidores, atraídos pela melhoria da conjuntura económica e pelas atrativas oportunidades de risco/retorno».

Por seu turno, Luc Geuten, presidente executivo da Mitiska REIM, realça que «quando lançámos o nosso fundo FRI2, apenas há um ano, um dos nossos objetivos consistia em capitalizar as oportunidades em parques comerciais identificadas nos mercados mais maduros da Europa Ocidental. O anúncio de hoje é mais um passo para a concretização destes planos, consolidando ainda mais a nossa posição como investidor de referência especializado em parques comerciais na Europa», conclui.