Obras no Bairro de Pereiró arrancam em janeiro de 2018

Obras no Bairro de Pereiró arrancam em janeiro de 2018

 

Promovido pela Câmara do Porto, através da empresa municipal Domus Social, o Bairro de Pereiró, conhecido como o bairro dos CTT, será progressivamente reabilitado para «devolver dignidade» àquele complexo habitacional, anunciou a autarquia através do site Porto.pt.

As obras arrancarão a 25 de janeiro de 2018 no Bloco A, seguindo-se o Bloco B num conjunto total de 480 dias de obras.

O Bairro de Pereiró – CTT integra um total de 64 fogos, estando atualmente 30 habitações ocupadas (52 pessoas). Com esta empreitada, todos os apartamentos serão intervencionados e redimensionados, adaptando-se as tipologias a criar às necessidades dos atuais moradores. Bloco A ficará dotado de 32 fogos (16 de Tipologia 1 e outros 16 T2) e o Bloco B passará a ter 28 habitações (12 T1, mais 12 T2 e quatro T3).

O arranque destas obras põe termo a um processo complexo que envolvia a autarquia e os CTT. Em acordo firmado em 1955, a Câmara disponibilizava o terreno e os CTT suportavam o custo da construção do bairro. As habitações foram ocupadas por trabalhadores designados pelos CTT, em regime de renda económica, paga à autarquia. Em janeiro de 2012, e após diversas tentativas de negociação entre as duas entidades, sem resultados, foi finalmente assinado um protocolo entre a Câmara e os CTT, que veio clarificar em definitivo a posse do edificado, a sua utilização e manutenção.