PORTUGAL DEVE RECEBER 22 MILHÕES DE TURISTAS ESTE ANO

PORTUGAL DEVE RECEBER 22 MILHÕES DE TURISTAS ESTE ANO

A perspetiva é traçada pela secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, ao DN. De acordo com a governante, o verão está a confirmar as boas expetativas para o setor, e as associações estão confiantes, apesar do facto de a Turquia e o Egito registarem melhores performances turísticas.

«O INE, ao reativar a Conta Satélite do Turismo, passou a contabilizar os turistas que ficaram não só em hotéis mas também em estabelecimentos de alojamento local, espaço rural e turismo de habitação. Com estes números - no ano passado ultrapassámos os 21 milhões de turistas -, diria que, com alguma previsão conservadora, ultrapassaremos os 22 milhões de turistas neste ano», diz Ana Mendes Godinho.

Contudo, a governante salienta que «o nosso grande objetivo é garantir um aumento das receitas e que temos atividade e procura turística ao longo do ano», bem como «garantir a procura por mercados de volume, aqueles que gastam mais quando nos visitam». E destaca que «pela primeira vez estamos a atingir, e de certa forma a superar, aquele que era o melhor registo de preços que tínhamos, os valores de 2007 e 2008. Depois disso, os hotéis passaram momentos muito complicados, mas agora este crescimento está a permitir retomar valores e a valorizar a nossa oferta».