Preço médio da hotelaria sobe 11% em julho

Preço médio da hotelaria sobe 11% em julho

Os números do AHP Tourism Monitors esta semana divulgados, mostram que as unidades de 4 estrelas se destacaram com uma ocupação de 86% a nível nacional, sendo de destacar os Açores e a Madeira, com a maior taxa de ocupação, de 90%, seguidos pelo Algarve, com 89%, e por Lisboa, com 87%.

Em termos de preço médio, o destaque vai para as unidades de 5 estrelas, que subiram 14%, sendo que Lisboa (17%), as Beiras (14%) e o Algarve (13%) tiveram os maiores crescimentos por quarto ocupado.

De notar ainda que o RevPar registou uma subida de 13% em julho, fixando-se nos 88 euros, com o Algarve a liderar, com 141 euros, seguido pelos 96 euros do Estoril e dos 93 de Lisboa.

A receita média por turista no hotel continuou a crescer, 8% face a igual mês do ano passado, fixando-se nos 138 euros. Em Lisboa, este indicador subiu 16%, mas a Madeira destaca-se pela receita mais elevada do país, de 304 euros.

Cristina Siza Vieira, presidente executiva da Associação da Hotelaria de Portugal, destaca a performance dos Açores, que é «a grande surpresa deste mês de julho, a atingirem pela primeira vez os 90% em TO, a mais elevada do país a par da Madeira. Sublinhe-se ainda que o preço médio por quarto vendido (ARR) também teve uma subida expressiva. A combinação da elevada TO com o ARR permitiu aos Açores uma excelente performance no período, ultrapassando todos os destinos, à exceção de Lisboa, Estoril e Algarve».