PREÇOS NO ALOJAMENTO LOCAL SUBIRAM 4,6% NO CENTRO DE LISBOA

PREÇOS NO ALOJAMENTO LOCAL SUBIRAM 4,6% NO CENTRO DE LISBOA

 

Os dados constam do novo Índice de Preços no Alojamento Local (IAL.Ci), da Ci, que analisa esta oferta turística nos centros históricos de Lisboa e do Porto, igualmente apurado para Barcelona, um dos principais destinos turísticos europeus e benchmark neste mercado para as duas cidades portuguesas.

Segundo o mesmo, a subida foi de 0,3% no Porto, o que indica uma estabilização neste período.

Lisboa e Porto mostram um resultado semestral influenciado por 2 ciclos de variação trimestral distintos, já que no 1º trimestre as diárias médias anuais no alojamento local desceram face ao trimestre anterior, -3% em Lisboa e -4,6% no Porto. No 2º trimestre, a subida foi de 7,8% em Lisboa, e de 5,1% no Porto.

Já Barcelona apresentou uma subida de 5,8% neste período, para o qual contribuiu o aumento de 5% do 2º trimestre.

Ricardo Guimarães, diretor da Ci, comenta que «é vital para as cidades de Lisboa e Porto acompanhar este índice, pois a evolução do mercado do Alojamento Local será sempre ditada pela rentabilidade e expetativas dos operadores. Ao medir a variação do nível de valor cobrado, este índice permite também sinalizar a variação no rendimento esperado pelos operadores deste tipo de alojamento».

Neste novo índice, é monitorizado um painel significativo de unidades de alojamento ao longo do tempo e a média anual do valor das diárias para diferentes momentos de estada ao longo do ano. A metodologia permite cobrir em cada consulta todo o ciclo turístico, fazendo com que os dados não reflitam o efeito da sazonalidade ao medir a variação dos preços para momentos equiparáveis. O índice cobre os centros históricos de Lisboa e Porto, medindo a variação do nível de valor cobrado por noite (diárias) nesse mercado.