Procura internacional representa ¼ do mercado residencial de Lisboa

Procura internacional representa ¼ do mercado residencial de Lisboa

 

De acordo com a consultora, a procura estrangeira representa uma fatia importante do crescimento do mercado residencial da cidade, uma nova realidade, «de que Madona é a face visível», representando 15% das transações concluídas.

Gustavo Castro, Research da Colliers, destaca «a elevação dos preços médios de transação», já que as aquisições de imóveis para atribuição de “golden visa” têm um valor médio superior a 600.000 euros por operação.

A consultora considera que, apesar de recente, esta é uma tendência que se deverá prolongar no tempo, porém com algumas alterações, pois «o aumento do preço médio dos imóveis residenciais, em Lisboa, coloca já o limite dos 500.000 euros dos “golden visa”, abaixo dos imóveis médios». Por outro lado, «as maiores facilidades de ligação à China ou a perspetiva de “descentralização” dos serviços do SEF criarão novas oportunidades, desde logo, em zonas mais periféricas de Lisboa, mas, também, em mercados ainda relativamente pouco explorados pela procura internacional, como o Porto», diz a Colliers.