Resorts portugueses lideram turismo residencial europeu

Resorts portugueses lideram turismo residencial europeu

 

Um estudo independente, comissionado pela Associação Portuguesa de Resorts (APR) e cofinanciado pelo COMPETE 2020, atribuiu a Portugal e aos resorts portugueses o primeiro lugar.

Os critérios de avaliação foram agrupados em 3 categorias micro, a nível dos projetos e empreendimentos, e 7 categorias macro, a nível do país. A cada critério foi atribuída uma ponderação que reflete a importância que um comprador/investidor tipicamente lhe atribui. Nos critérios das categorias macro, Portugal obtém 63,4 pontos seguido por Chipre (62,3), Espanha (57) e Turquia (56,4). Ao nível dos empreendimentos, critérios das categorias micro, lideram os resorts portugueses com 34,6 pontos, seguidos dos da Turquia (33,2), Chipre (29,1) e Espanha (28,8).

O produto nacional de turismo residencial destaca-se nas categorias ‘Oferta’ – que inclui Características, Serviços, número e qualidade de Campos de Golfe, e Estado de Desenvolvimento –, ‘Procura’ – especialmente os preços de venda apelativos e a variedade de nacionalidades dos compradores –, e ‘Acessibilidade e Popularidade’ – que inclui critérios como proximidade do mar, distância de aeroportos e de centros urbanos.