Último dia para entrar na corrida ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

Último dia para entrar na corrida ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

 

A fase de pré-inscrições na 6.ª edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana encerra hoje às 24:00 horas, pelo que ainda vai a tempo de colocar a sua obra e o seu trabalho em destaque no panorama nacional.

São candidatas elegíveis as intervenções de reabilitação urbana que tenham sido concluídas entre 1 de janeiro de 2016 e 31 de dezembro de 2017, que não tenham sido candidatas em edições anteriores.

Neste momento, estão já inscritos projetos que representam Portugal de norte a sul do país, são 18 concelhos, nomeadamente, Arouca, Guimarães, Braga, Ponte de Lima, Barcelos, Vila do Conde, Porto e Matosinhos, Cinfães e Vale de Cambra, na região Norte; Fátima, no Centro; Lisboa, Almada, Oeiras, Sintra e Cascais, na Grande Lisboa; Santiago do Cacém, no Alentejo; e Albufeira e Lagos, no Algarve.

Pelo sexto ano consecutivo, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana assume o enorme desafio de distinguir alguns dos melhores projetos de reabilitação nas categorias de habitação, comércio & serviços, turismo e impacto social; além de atribuir menções honrosas para a reabilitação estrutural, eficiência energética e restauro, bem como para intervenções com áreas inferiores a 1000 m2.

Os vencedores a 6ª edição serão conhecidos na primeira quinzena de maio (em data ainda a anunciar) num evento de gala que, este ano, pela primeira vez, ruma a Braga, coração do alto Minho.

A apresentação dos candidatos decorrerá durante a V Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, que decorrerá de 9 e 15 de abril, no Pátio da Galé, no Terreiro do Paço. Este será o palco da exposição dos candidatos que, ao longo de toda a Semana da Reabilitação Urbana, receberá a visita de milhares de pessoas.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana conta com o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através da Direção Geral do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura. Esta é uma iniciativa à qual a SECIL se associa de forma ampla e que reúne um vasto apoio do setor empresarial, institucional e da sociedade civil. Conta este ano também com o forte apoio da Câmara Municipal de Braga, cidade que será, pela primeira vez, a anfitriã da entrega do galardão. A Schmitt+Sohn Elevadores, a Savills Aguirre Newman e o Santander Totta, na categoria platina; e a Revigres, Sanitana e SRS Advogados, na categoria ouro; são as empresas já confirmadas no apoio ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2018.

São media partners oficiais do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, em Portugal, o Idealista e a Confidencial Imobiliário e, internacionalmente, a Iberian Property. O Público é o jornal oficial e a TSF a rádio do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2018.