Vendidas mais de 150.000 casas em 2017

Vendidas mais de 150.000 casas em 2017

 

As contas são da APEMIP, que garante que são os melhores resultados dos últimos anos, número que deverá crescer entre 20% a 25% (152.527 a 158.882) face ao ano passado.

Em declarações ao Expresso, Luís Lima, presidente da associação, explica que «este vai mesmo ser o melhor ano desde que há dados oficiais, com um crescimento nas transações entre 20% e 25% em relação ao ano passado. A nossa estimativa mais contida reside apenas no facto de sabermos que há quem esteja a pedir para adiar as escrituras para o início de janeiro por questões fiscais».

As boas notícias para o mercado continuarão no próximo ano, «a não ser que se faça alguma asneira, criando problemas e estrangulamentos fiscais», diz Luís Lima. Mas alerta que as receitas geradas ao longo deste ano estão a ser usadas «para ajudar a economia em termos globais, através das taxas turísticas, do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e do Adicional ao IMI (AIMI), entre outros, mas deveria ser canalizado para o setor do imobiliário, em particular através de incentivos fiscais significativos que estimulem o arrendamento, em casas para jovens e noutras medidas que esbatam a ideia absurda que se criou em relação ao Alojamento Local».