AHP aplaude medidas de apoio anunciadas pelo Governo

AHP aplaude medidas de apoio anunciadas pelo Governo

Em comunicado, a AHP destaca a alteração à portaria do Lay Off simplificado, que considerava «totalmente desajustada». Raul Martins, presidente da associação, destaca que «as primeiras medidas anunciadas estavam desajustadas à realidade da hotelaria, estamos a falar tanto da linha de financiamento de 200 milhões, montante manifestamente insuficiente  face à situação de praticamente quebra total da atividade; quer sobretudo da portaria feita para  a manutenção dos postos de trabalho e apoios às empresas, denominada “lay off simplificado”, que não era, de todo, pensada para o nosso  setor. Estarmos 3 meses à espera que as receitas baixassem 40% face ao período homólogo era inviável. Significava o fim imediato de muitas empresas hoteleiras. As medidas anunciadas ontem já estão claramente mais pensadas para o nosso setor».

De acordo com o responsável, «é certo que esta alteração ainda obriga a um compasso de espera difícil e temos de usar todos os outros mecanismos de apoio, fiscais e de segurança social. Mas estamos a viver um momento sem precedentes. Temos de assumir um esforço coletivo».

Raul Martins atesta que «a AHP está a acompanhar todos os hoteleiros, porque todos estão a sentir um severíssimo impacto nas suas unidades, nos seus negócios, mas estão preocupados e cientes das suas responsabilidades perante a comunidade e, sobretudo, os seus trabalhadores». E destaca que «o Governo está fortemente empenhado em apoiar as empresas e o emprego e a alocar o máximo de recursos possíveis, gerindo a situação progressivamente.  As linhas abertas, no valor de mais de mil milhões de euros, são testemunho da preocupação e atenção dada ao turismo».

Mas alerta que «temos de ir medindo o pulso à situação. Para já assistimos a um encerramento progressivo de praticamente todas as unidades hoteleiras nossas associadas».

 

AHP prepara nova página de informação para hoteleiros

No sentido de melhor informar os seus associados, a AHP preparou uma página com um conjunto de FAQs, além de uma linha específica de atendimento (via telemóvel e email).

A página covid-19.hoteis-portugal.pt é aberta e dirigida à comunidade hoteleira. Aqui serão divulgados os principais documentos e orientações, também da própria AHP.