AHP: hotelaria pode começar a reabrir em julho com selo sanitário

AHP: hotelaria pode começar a reabrir em julho com selo sanitário

A informação foi avançada esta terça-feira por Raul Martins, presidente da AHP, depois de uma reunião com o primeiro-ministro, António costa, em São Bento. Segundo o responsável, «a hotelaria portuguesa pensa que poderá começar a reabrir em julho, provavelmente alguns hotéis ainda em junho, e naturalmente com todos os cuidados e todas as garantias sanitárias». Estarão em causa os hotéis de férias, de zonas balneares, interior do país e ilhas. Os hotéis das cidades poderão voltar a operar só em setembro.

Citado pelo DV, Raul Martins admite que a hotelaria «está muito dependente da aviação e a aviação está muito condicionada pela segurança sanitária, que só existirá quando houver um medicamento ou uma vacina», pelo que não admite que os hotéis possam abrir antes dessas datas. «As ocupações vão ser sempre dependentes daquilo que a aviação conseguir fazer, mas a nossa expectativa é de que vai ser um ano zero, se não for negativo».

A AHP está neste momento a trabalhar com o Turismo de Portugal e com a DGS para criar um «selo de garantia sanitária nos hotéis» para dar mais confiança aos clientes na hora de fazer turismo. Hotéis que cumpram um determinado protocolo a definir receberão este selo.