AL prepara plano de cedência de unidades a profissionais de saúde

AL prepara plano de cedência de unidades a profissionais de saúde

Os mentores do projeto estão atualmente em contacto com as entidades com intervenção nesta matéria, como a Direção Geral de Saúde, o Turismo de Portugal, as Ordens Profissionais e restantes entidades públicas, no sentido de formalizar protocolos de parcerias «que assegurem o respeito por todas as orientações de prevenção e controlo de infeção».

De acordo com o comunicado de imprensa enviado pela ALEP, está também a ser preparado um modelo de condições dos serviços de limpeza e tratamento da roupa profissional do AL, conforme consta na orientação 008 de 10 de março de 2020 da DGS.

Carla Costa Reis, fundadora do Grupo Alojamento Local Esclarecimentos, comenta que «estamos francamente orgulhosos por esta incrível manifestação de solidariedade do setor. Mas sugerimos a todos os Titulares de AL que por uma questão de segurança, aguardem mais uns dias antes de disponibilizarem os seus alojamentos, até termos um programa validado pelas entidades oficiais da área da saúde e das restantes entidades. Nesta altura, teremos condições de abrir o projeto a todos os titulares, grupos ou entidades que queiram colaborar e ajudar a promover a iniciativa».

Por seu turno, Eduardo Miranda, presidente da ALEP, nota que «tendo em conta o momento muito difícil que o setor está a passar, esta disponibilidade quase imediata recebida por muitos titulares de alojamento local mostra que mesmo nas horas difíceis, o setor esta disponível para apoiar a sua comunidade. Só temos de o fazer com o rigor que a situação exige».