Híbrido escritório/hotel é oportunidade para a hotelaria no pós-Covid

Híbrido escritório/hotel é oportunidade para a hotelaria no pós-Covid

De acordo com as conclusões do “1S’20 WMarket Review” da Worx, o setor está agora focado em encontrar soluções para a situação complexa pela qual está a passar, nomeadamente devido à quebra no turismo. Especialmente depois de terminada a época alta, uma das prioridades é encontrar alternativas de rendimento que compensem a baixa ocupação. E, como muitas empresas procuram soluções que combinem teletrabalho com tempo de escritório, os hotéis, sobretudo os urbanos, começam a pensar como podem adaptar as suas instalações físicas e infraestruturas tecnológicas disponibilizando espaços de reunião e escritórios às empresas, num novo modelo híbrido escritório/hotel.

A rede hoteleira holandesa Zoku foi pioneira na criação deste novo conceito, já em 2015, centrando a sua estratégia na combinação de espaços de trabalho flexíveis e dormidas.

A B&B é outro exemplo de adaptação. Começou a alugar alguns quartos como escritórios nos seus 37 hotéis na Península Ibérica às empresas que procuram um local de trabalho tranquilo e confortável, com rede Wi-Fi que permita a realização de reuniões e videoconferências a um preço acessível. Mais hotéis poderão vir a seguir estes exemplos no curto prazo, acredita a Worx.

Segundo a consultora, «apesar das grandes empresas de gestão de espaços de trabalho flexíveis e coworking oferecerem a possibilidade de arrendamento por dia, o seu modelo de negócio é lucrativo tendo por base os arrendamentos semanais ou por períodos ainda mais longos. Portanto, estes hotéis híbridos vieram apenas suprir a necessidade de escritórios por hora ou dia, opção que atualmente tem uma oferta muito limitada e procura cada vez mais crescente».

Desta forma, «as empresas podem reduzir os custos ao utilizar estes espaços de forma flexível, complementando com o teletrabalho. Para além dos baixos custos, a atratividade deste modelo baseia-se na flexibilidade do dia-a-dia, oferecendo uma experiência de hospitalidade com atendimento personalizado e de alta qualidade, assim como um ambiente inspirador e dinâmico com presença internacional», conclui a análise da Worx.