Imobiliárias: “atividade está praticamente parada”

Imobiliárias: “atividade está praticamente parada”

97,4% das empresas de mediação imobiliária inquiridas afirmam ter sentido uma quebra na procura este mês. 78,1% notam que os seus clientes desistiram dos negócios em curso, e 20,5% chegaram a desistir da compra mesmo depois de assinado o Contrato de Promessa de Compra e Venda.

Luís Lima, presidente da APEMIP, nota que «a grande maioria das empresas suspendeu a sua atividade, indo ao encontro da regulamentação e aplicação do Estado de Emergência decretado. Por mais criativas que as empresas possam tentar ser, aderindo a novas plataformas tecnológicas para fazer visitas virtuais, este é um negócio que só se realiza com pessoas e com visitas. Ninguém compra uma casa vendo só as suas fotografias e vídeos na internet. O setor está praticamente parado e não há teletrabalho ou take away que nos ajude a resistir».

47,7% das empresas inquiridas afirmou que pretende recorrer à linha de crédito de 200 milhões de euros anunciada pelo Governo, mas Luís Lima acredita que a grande maioria não vai conseguir aceder «por não reunirem os requisitos ou por terem dificuldade em atestá-los». Apela, por isso, a que o Estado crie medidas específicas para este setor.

Por outro lado, pede que o setor financeiro vá mais longe, além das moratórias já anunciadas, cujo «nível de abrangência não é total. Ccada banco poderá ir mais longe em termos da flexibilidade daquilo que se dispõe a oferecer aos seus clientes».