Sonae Sierra assina declaração “Recovery Better”

Sonae Sierra assina declaração “Recovery Better”

A Sonae Sierra é uma das 155 empresas multinacionais que assinaram esta declaração, promovida pela iniciativa Science Based Targets, pelo Global Compact das Nações Unidas e pela We Mean Business Coalition. O objetivo é trabalhar para um futuro mais sustentável e respeitador de pessoas e meio ambiente.

A declaração convida empresas e governos a trabalharem em conjunto para demonstrar que as melhores decisões e ações são baseadas na ciência; a investir na recuperação e resiliência para uma transformação socioeconómica sistémica, e a trabalhar com os governos e ampliar o movimento.

Em comunicado, a Science Based Targets comenta que «com o coronavírus, estamos a enfrentar uma pandemia global devastadora para as pessoas e para o seu sustento, uma vez que interrompe as cadeias de abastecimento, intensifica as desigualdades e reverte o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável». Ao mesmo tempo, «continuamos a enfrentar uma emergência climática global com impacto irreversível nas pessoas e nos sistemas naturais».

Para Fernando Guedes de Oliveira, CEO da Sonae Sierra, «o confinamento a que fomos sujeitos no âmbito do combate da propagação da Covid-19 deverá diminuir drasticamente o crescimento global, exigindo esforços significativos e concertados de todos para a recuperação económica».

O responsável acredita que «vivemos num contexto que desafia o nosso propósito e ambição de contribuir para solucionar os problemas ambientais e sociais mais relevantes da atualidade. Na Sonae Sierra, esses desafios são abordados há mais de 20 anos, com resultados significativos e mensuráveis».

E completa que «não há dúvida de que os nossos negócios foram afetados por estes momentos críticos, mas está claro para nós que o nosso compromisso de longo prazo com a sustentabilidade está mais forte do que nunca. Para garantirmos um futuro comum, temos de manter as metas ambiciosas. A ação climática deve estar no centro dos planos de recuperação de todos para garantir que estamos a reconstruir uma economia de carbono zero, inclusiva e resiliente».

 

O compromisso da Sonae Sierra

No âmbito da sua atividade, a Sonae Sierra compromete-se com ações específicas para atingir estes objetivos, nomeadamente para limitar o aquecimento global a 1,5ºC, conforme estabelecido no Acordo de Paris.

Seguindo o seu plano para alcançar a neutralidade de carbono, assegura que os seus objetivos de redução de emissões são baseados «cientificamente e verificados externamente».

O plano de ações para 2020 e anos seguintes incluem a aplicação de medidas para mitigar os riscos das mudanças climáticas, aumentar a resiliência dos ativos, melhorar a eficiência energética e, ao mesmo tempo, descarbonizar a matriz de consumo, avaliar objetivos alcançados e comunicá-los de forma transparente.

Os objetivos estabelecidos para 2025 passam pela redução das emissões de âmbito 1 e 2 de GEE para 16,78 kg CO2e/ m² de ABL; pelo aumento da eficiência elétrica para 311 kWh / m² dos ativos operacionais até 2025; garantir a aplicação de uma estratégia de adaptação às mudanças climáticas e garantir o fornecimento de energia, reduzindo a dependência de serviços públicos e aplicando tecnologias de energia renovável em ativos próprios.

Consulte mais informações sobre a Sonae Sierra.