Turismo pede novas medidas de apoio

Turismo pede novas medidas de apoio

Após o anúncio do novo confinamento geral, com início pelas 00h de 15 de janeiro, a CTP emitiu um comunicado pedindo novos apoios ao Governo, «que permitam garantir a manutenção da atividade» das empresas, numa altura em que o setor do turismo é um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19.

Francisco Calheiros, Presidente da CTP, refere que «não nos cabe a nós comentarmos as medidas de saúde pública anunciadas pelo Governo, estas têm em conta a opinião dos especialistas e a situação atual da pandemia e as previsões para as próximas semanas. No entanto, é evidente que este novo confinamento, que implica a proibição de circulação e o encerramento de muitas atividades, irá ser dramático para a economia e para o turismo».

O responsável alerta que «esta pandemia mantém-se há 10 meses e as empresas têm lutado por sobreviverem, com um esforço de tesouraria muito elevado. As reservas financeiras das empresas estão no limite e para se manterem a funcionar e a cumprir com os seus compromissos têm de ter acesso a novos apoios».

A CTP prevê que as quebras nos vários indicadores turísticos encerrem 2020 a rondar os 70%.