Turismo de Portugal lança linha de crédito de €60M

Turismo de Portugal lança linha de crédito de €60M

Em comunicado citado pela Lusa, o TP avança «uma linha de apoio financeiro para microempresas, reforço das equipas de apoio às empresas, serviço de consultoria 'online' e suspensão dos reembolsos no âmbito dos apoios concedidos pelo Turismo de Portugal com recurso a verbas próprias, são algumas das primeiras medidas de apoio ao setor que o Turismo de Portugal está a implementar para minimizar o impacto da redução temporária dos níveis de procura na atividade turística».

Esta linha para microempresas tem uma dotação de 60 milhões de euros e pode ser usada por empresas ou empresários em nome individual, com menos de 10 postos de trabalho e cujo volume de negócios anual ou balanço total anual não exceda os dois milhões de euros.

Mais se explica que o apoio financeiro será calculado em função do número de trabalhadores existentes na empresa em fevereiro deste ano, multiplicando por 750 euros por cada trabalhador e pelo período de três mês, até ao montante máximo de 20 mil euros por cada empresa, cita o Negócios. O apoio não vence juros e será reembolsado em 3 anos, incluindo um período de carência de um ano.

Esta linha estará em vigor até ser alcançada a dotação orçamental, sendo que as candidaturas serão submetidas através de um formulário a disponibilizar no portal Business, do TP. No mesmo portal será disponibilizada uma equipa de apoio técnico às empresas, num programa de consultoria online.

Paralelamente, serão suspensos pelo período de um ano os reembolsos dos projetos apoiados pelo TP com recurso a verbas próprias no âmbito dos programas Jessica, linha de apoio à qualificação de oferta e Valorizar.