Mercado de escritórios arranca 2019 com ocupação de 9.400 m2

Mercado de escritórios arranca 2019 com ocupação de 9.400 m2

 

Alexandra Portugal Gomes, analista do departamento de Research da Savills Portugal, comenta que «o ano 2019 arranca com um ligeiro atenuar da atividade de ocupação já esperado pela falta de oferta no mercado e que irá marcar os resultados deste ano. Ainda assim o mercado registou 3 operações acima dos 1.000 m², que vieram elevar uma lista de ocupações maioritariamente dominada por ocupações de espaços abaixo dos 500 m²».

De acordo com os números do LPI e da Savills, em janeiro foram registadas 12 operações, menos 6 que no período homólogo. A zona 2 foi a que registou mais metros quadrados colocados, num total de 5.494 m², entre os quais uma operação de 3.579 m².

Neste mês, os setores de atividade Serviços Empresas e TMT’s & Utilities foram os mais ativos, responsáveis por 4.691 m² e 2.007 m², respetivamente.

Rodrigo Canas, diretor do departamento de Escritórios da Savills Portugal, aponta que estes dois setores de atividade têm sido «os grandes impulsionadores do mercado de escritórios de Lisboa e prevê-se que mantenham os seus níveis de dinamismo. Apesar da oferta escassa que este ano se fará sentir com maior intensidade, o mercado de Lisboa continuará na lista de preferências de localização de um leque variado de empresas internacionais». A questão que se coloca, acredita, «prende-se com o timing de entrada dos projetos novos que não será tão célere quantos as necessidades de ocupação».