75% dos promotores planeiam lançar novos projetos nos próximos meses

75% dos promotores planeiam lançar novos projetos nos próximos meses

Esta é uma das principais conclusões dos primeiros resultados do Portuguese Investment Property Survey, hoje apresentados durante o Salão Imobiliário de Portugal, em Lisboa. 75% dos inquiridos afirmou que está a planear lançar novos projetos neste prazo temporal.

O Portuguese Investment Property Survey é um inquérito de sentimento e expetativas realizado pela Confidencial Imobiliário junto de um painel dos mais representativos promotores e investidores imobiliários, em associação com a APPII – Associação Portuguesa dos Promotores e Investidores Imobiliários.

De acordo com Hugo Santos Ferreira, Vice-Presidente Executivo da APPII, «enquanto representante dos promotores e investidores imobiliários, a APPII congratula-se pelo lançamento desta iniciativa. Era uma absoluta necessidade do mercado, existirem dados sobre o investimento e promoção imobiliária que estão em curso no país, especialmente numa altura em que a dinâmica nestes setores é tão forte. É algo há muito pedido pelo mercado e que encontra agora uma resposta com qualidade».

O inquérito mostra que a expetativa de lançar projetos nos próximos 3 meses é transversal a todas as regiões cobertas pelo survey, especialmente evidente em Lisboa e Porto. Revela também que 87% dos inquiridos estão ativamente à procura de terrenos para o desenvolvimento de novos projetos, confirmando o reforço futuro da atividade de promoção.

No entanto, os operadores mostram-se cautelosos quanto ao comportamento das vendas e dos preços, antecipando um abrandamento nas transações e uma estabilização dos preços no 4º trimestre de 2019. No 3º trimestre, os inquiridos apontaram já uma evolução contida nas vendas, embora se tenham mantido mais otimistas relativamente ao comportamento dos preços.

Os inquiridos apontam, contudo, três grandes obstáculos para a realização do potencial de investimento em nova promoção. A burocracia, e em especial o processo de licenciamento, é considerado por 74% dos inquiridos como um tema muito crítico nas restrições à atividade, seguidos dos custos de construção e dos preços dos terrenos. Estas são as três questões centrais para a determinação do custo total da operação e da sua viabilidade. No presente inquérito, a procura e o acesso ao crédito são as questões que menos preocupam os agentes enquanto fatores inibidores da atividade de promoção e investimento.

«O survey mostra que os promotores olham para o futuro com uma expetativa positiva de que o mercado abre oportunidades, mas com a consciência de que não são já oportunidades com janelas de valorização como antes», comenta Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário.

«Parece existir uma noção de que há condições para dar continuidade a uma trajetória de investimento, mas com um reconhecimento dos limites do mercado e com uma identificação clara dos obstáculos, entre os quais se destacam o tempo de licenciamento das câmaras municipais. Conhecer bem os segmentos-alvo dos produtos é, assim, cada vez mais essencial para fundamentar bem as decisões tomadas», conclui.