AHdP: medidas para a habitação causam "instabilidade enorme" no AL

AHdP: medidas para a habitação causam "instabilidade enorme" no AL
Fotografia de Alen Rojnic, Unsplash.

A Associação Hostels de Portugal reagiu às medidas propostas pelo Governo para a habitação, anunciadas no dia 16 de fevereiro. A associação mostra-se «surpreendida», pois não foi envolvida, muito menos consultada relativamente a estas medidas, nomeadamente às relacionadas com Alojamento Local.

A AHdP enfatiza que, as medidas anunciadas, «provocam uma instabilidade e imprevisibilidade enorme neste setor de alojamento para jovens». A associação questiona: «como manter a estabilidade do emprego quando não se sabe até quando a atividade pode ser realizada? Como é possível fazer investimentos de melhoria e manutenção quando a atividade poderá ter um fim anunciado? Como gerir contratos de arrendamento e exploração com proprietários quando não se sabe quantos anos ainda poderá continuar a operar?»

“Medidas não foram ponderadas e devidamente estudadas relativamente ao nosso setor”

Para a Associação Hostels de Portugal, as medidas anunciadas no dia 16 de fevereiro, «não foram ponderadas e devidamente estudadas relativamente ao nosso setor». A associação considera que «não será com estas medidas que se resolverá o problema de habitação, mas com certeza irão destruir inúmeras empresas, postos de trabalho e parte de um setor que lidera o alojamento jovem e que tem trazido para Portugal inúmeros prémios internacionais».

A AHdP aguarda assim «disponibilidade do Secretario de Estado do Turismo para aceder ao nosso pedido de reunião urgente, na esperança que, no período de discussão pública, a abertura manifestada para o “aperfeiçoamento” das propostas, permita que sejamos suficientemente esclarecedores sobre a inutilidade das consequências devastadoras das propostas para os Hostels, os Estabelecimentos de Hospedagem e para o Alojamento Local em geral».

Mais de 800 hostels em Portugal

De sublinhar que o Hostel é uma modalidade de Estabelecimento de Hospedagem no Alojamento Local. Atualmente, existem mais de 800 hostels em Portugal, sendo que dispõem de mais de 29 000 camas. Os Hostels empregam mais de 7000 pessoas de uma forma direta nos seus estabelecimentos.

Os Hostels de Portugal têm ganho inúmeros prémios internacionais nos últimos anos, «tendo dominado os prémios anuais atribuídos pelo Hostelworld na última década, fruto da sua qualidade», em comunicado.