Algarve no top 5 mundial do residencial de luxo em 2023

The Wealth Report da Knight Frank.
Fotografia de diana.grytsku, Freepik.

O mercado residencial de luxo em Portugal continua em alta, com o Algarve, Porto e Lisboa em destaque entre as cem cidades ou regiões de todas as zonas do mundo analisadas no The Wealth Report da Knight Frank, parceira da imobiliária Quintela e Penalva.

O estudo mostra que o Algarve está no top 5 dos mercados mundiais do setor residencial de luxo, onde os preços tiveram a melhor performance em 2023. O estudo revela também que um milhão de euros dá apenas para comprar 67 metros quadrados na Quinta do Lago, enquanto com o mesmo valor é possível adquirir 110 m² em Barcelona ou 90 m² no Lago de Como, em Itália.

Algarve com uma subida de preço de 12,3%

Entre os 100 destinos mais procurados do mundo em termos de valorização de preços em 2023, o Algarve surge na quarta posição, com uma subida de preço de 12,3%, apenas atrás de destinos como Manila (Filipinas, 26,3%), Dubai (Emirados Árabes Unidos, 15,9%) e Bahamas (15%). A escassez da oferta e o carater único da Quinta do Lago, explicam a o crescimento acentuado dos preços.

Lisboa e Porto com crescimento anual de preços positivo

Na lista das cidades e regiões que registam crescimento anual de preços estável ou positivo estão as cidades de Lisboa e Porto. As duas cidades mantêm-se em terreno positivo, com crescimentos na ordem dos 2,2% e 5%, respetivamente. Assim, o Porto surge na 29ª posição, à frente de, São Paulo, Roma, Barcelona, Milão ou Paris. Já Lisboa, está no 60º lugar, e supera cidades como Dublin, Viena, Tóquio, Berlim ou Nova Iorque.

O estudo da Knight Frank revela também que o preço dos imóveis de luxo em Lisboa deverá ainda crescer, em 2024, na ordem dos 2,5%, sendo precedida de Seul, na Coreia do Sul, Zurique, Nova Iorque ou Paris.

Para Francisco Quintela, CEO da Quintela e Penalva, parceiro em Portugal da Knight Frank, «Lisboa continua a estar no radar e consta no top 10 do inquérito em termos de localização para novos compradores, tal como consta no The Wealth Report. A previsão do crescimento dos preços de luxo em Lisboa continua a ser muito significativa, uma vez que a procura continua a ser muito forte no mercado de habitação de luxo, nomeadamente em Lisboa, Cascais e Comporta, onde a procura por imóveis de luxo tem aumentado significativamente».

O responsável acrescenta ainda que esta realidade «é maioritariamente corroborada pelo interesse e concretização de negócios por investidores estrangeiros, com elevada capacidade de investimento».