Aprovadas mais de três mil candidaturas ao Porta 65

O programa teve um atraso significativo, de vários meses.
FOTOGRAFIA DE KETUT SUBIYANTO, PEXELS.

Foram aprovadas mais de três mil candidaturas ao Porta 65, sendo que os pagamentos já foram pagos na semana transata e com retroativos.

«As candidaturas apresentadas no mês de setembro tiveram o apuramento dos resultados há duas semanas, com 3.045 candidaturas subvencionadas», avançou fonte do Ministério da Habitação ao Notícias ao Minuto.

As candidaturas, que foram aprovadas, «tiveram as subvenções pagas durante a semana passada, sendo garantido aos beneficiários que o pagamento retroage à data da submissão da candidatura», adiantou.

Recorde-se que o programa teve um atraso significativo, de vários meses, suscitando uma série de queixas e reclamações por parte dos candidatos. Este atraso está relacionado com as alterações introduzidas no programa, em meados de 2023, conforme indicado pela mesma fonte tutelar.

«Desde junho de 2023, e com as alterações promovidas no âmbito do Mais Habitação, as candidaturas passaram a poder ser apresentadas em contínuo, substituindo os três períodos anuais de candidatura". Ora, "esta alteração implicou alterações à plataforma Porta 65 Jovem e ao sistema de análise, que obrigou a um atraso que já se encontra em recuperação», explicou.