Arrendamento Acessível: 2 alojamentos e 40 candidaturas por dia

Arrendamento Acessível: 2 alojamentos e 40 candidaturas por dia

O programa está em vigor há três meses, e desde 1 de julho contabiliza 44 contratos de arrendamento celebrados, 189 alojamentos inscritos pelos proprietários e 3.618 candidaturas submetidas pelos inquilinos.

Os números dados pelo Ministério das Infraestruturas e Habitação mostram que a média é de cerca de 40 candidaturas de inquilinos e dois alojamentos registados a cada dia. A cada dois dias é submetido um contrato de arrendamento.

Os interessados já visitaram o Portal da Habitação 69.252 vezes, num total de 9.798 registos, uma média de 793 visitas e 108 registos por dia.

Em agosto passado, quando estavam registados ainda apenas 10 contratos de arrendamento, a secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, reforçou que o PAA «não tem efeitos imediatos», e avançou que a expetativa do Governo era de que «à medida que o conhecimento sobre o programa chegue a mais potenciais senhorios, e que as casas ou os quartos fiquem disponíveis, o número de alojamentos registados na plataforma do Arrendamento Acessível aumente gradualmente e seja cada vez maior o número de senhorios e famílias a beneficiar das vantagens do PAA», cita o Eco.

De recordar que não estão ainda em vigor os seguros de renda obrigatórios previstos pelo programa, que continuam a ser trabalhados pelas seguradoras – um instrumento que promete dar mais segurança aos proprietários na adesão ao programa.