Aumento do valor das casas atenua queda da receita do IMT em 2023

Aumento do valor das casas atenua queda da receita do IMT em 2023
Fotografia de Freepik.

No ano transato, registou-se uma ligeira diminuição na receita do IMT, a primeira desde a pandemia, devido à redução do número de transações de imóveis. Esta contração, no entanto, foi amenizada pelo aumento do valor das casas.

Segundo os dados da execução orçamental, divulgados pela Direção-Geral do Orçamento (DGO), o Imposto Municipal sobre Transmissões (IMT) gerou um total de 1.694,8 milhões de euros de receita em 2023, menos 1,7 milhões de euros do que um ano antes, cita a CNN.

Esta quebra reflete, sobretudo, o recuo no número de transações de imóveis no ano passado face a 2022. No segmento residencial, por exemplo, os dados da Confidencial Imobiliário indicam que, em 2023, ocorreram 131.700 vendas, uma queda de 17% em relação a 2022.

No entanto, apesar da redução do número de transações, a trajetória da receita do IMT foi atenuada pelo efeito preço. Em 2023, os preços de venda das casas continuaram a subir: os dados da Confidencial Imobiliário apontam para um aumento de 11,8%. Já o investimento imobiliário comercial recuou 42% em 2023, segundo a Cushman & Wakefield.

A trajetória do mercado justifica a variação na receita do IMT, que, à exceção do primeiro ano da pandemia, tem apresentado crescimentos anuais contínuos desde 2011, ano em que Portugal iniciou a execução do programa de assistência financeira imposto pela troika.