Câmara da Feira com 2,6 milhões para comprar casas para arrendar

Santa Maria da Feira quer comprar 20 casas.
Os 20 imóveis podem ser apartamentos ou moradias em banda.

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira prevê investir quase 2,6 milhões de euros para a adquirir 20 habitações novas, em construção ou a construir, destinados a arrendamento a agregados familiares, que reúnem as condições de acesso ao 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação.

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira pretende «obter um financiamento de cerca de 2.600.000 euros, devidamente enquadrado no Acordo de Colaboração e respetivo Aditamento, celebrado entre a autarquia feirense e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P., no âmbito da Estratégia Local de Habitação e do Programa 1.º Direito/ Plano de Recuperação e Resiliência», lê-se em comunicado do município.

A autarquia do distrito de Aveiro e da Área Metropolitana do Porto informou que, o período de consulta ao mercado para aquisição dos 20 imóveis, decorre até 26 de fevereiro.

Os 20 imóveis «podem ser apartamentos ou moradias em banda» e situar-se em qualquer local do concelho, consoante as opções disponibilizados pelos próprios promotores, as respetivas características construtivas e o seu preço, de acordo com a Lusa, citada pelo Porto Canal. «Os promotores vão apresentar as propostas e a câmara analisará de acordo com o definido no concurso público», adiantou a mesma fonte municipal.

Atribuição dos fogos prevista para 2026

No que toca à janela temporal até que essas habitações cheguem de facto às famílias, a Câmara da Feira adianta que as mudanças ainda vão demorar. Mesmo que não se verifiquem imprevistos nas tramitações burocráticas relativas à aquisição dos imoveis, «prevê-se é que a atribuição dos fogos ocorra em 2026».