“Casamento entre habitação e sustentabilidade é fundamental”

Conferência “Habitação e Sustentabilidade”.
Marina Gonçalves, Ministra da Habitação.

Realizou-se, esta quarta-feira, a conferência “Habitação e Sustentabilidade”, organizada pelo Grupo Casais, no Museu da Eletricidade, em Lisboa. Numa altura em que Portugal atravessa uma das mais graves crises de habitação, a conferência abordou os principais desafios da habitação mas também o papel futuro da construção sustentável

Estiveram presentes no Museu da Eletricidade vários interlocutores e empresas, como a Deloitte, a COTEC e a Rebundance, bem como Fernando de Almeida Santos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros. O encerramento ficou a cargo de Marina Gonçalves, ministra da Habitação.

“Já não podemos pensar nas políticas de habitação, sem pensar na sustentabilidade ”

Na ocasião, Marina Gonçalves assinalou que «este fórum teve este casamento entre habitação e sustentabilidade, que é fundamental, também quando pensamos nas políticas de habitação», acrescentando que «a sustentabilidade não é apenas uma componente da dignidade habitacional – e falamos de eficiência energética mas também da garantia de melhores condições - , como também um desafio coletivo, e não apenas da habitação, dadas as alterações climáticas».

A Ministra da Habitação encerrou a Conferência “Habitação e Sustentabilidade”, sublinhando, neste âmbito, a importância de que exista uma consciencialização para a sustentabilidade dos processos de construção, com o intuito de contribuir para um futuro mais saudável do setor.

Por sua vez, António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais, frisa que «a habitação digna é um direito de todos. Em Portugal, atravessamos um dura crise que reflete a falta de investimento e de aposta no setor da construção. Há menos construção porque há falta de confiança no mercado. Além disso, entre 2008 e 2014 – durante a crise mundial e a crise da dívida da Zona Euro, que nos levou a pedir um resgate externo – a capacidade instalada que tínhamos foi arrebatada, levando à falência e ao encerramento de muitas empresas deste setor».

Open Week: Mostrar a construção a todos

O Grupo Casais volta este ano a abrir as suas portas a todos para dar a conhecer o setor e mostrar as oportunidades de futuro. A Open Week 2023, evento anual que este ano decorre de 16 a 21 de outubro, pretende dar a conhecer a cultura da empresa à comunidade escolar.