Casas 5,6% mais caras no final de 2016

Casas 5,6% mais caras no final de 2016

Esta subida representa, contudo, um ligeiro abrandamento face ao ritmo de crescimento dos preços que se tinha registado no 3º trimestre do ano, quando o aumento foi de 7,5% face a igual período do ano anterior, e o mais elevado dos últimos 15 anos.

No 3º trimestre, o Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário tinha tido uma variação trimestral de 2,4%, e no 4º trimestre de 1%.

Ricardo Guimarães, diretor da Ci, comenta estes números, explicando que «o índice de preços da Confidencial Imobiliário é calculado com base em vendas efetivas, traduzindo a realidade do mercado. E os resultados mostram que o crescimento dos preços se mantém robusto, sendo uma tendência já consolidada».

O responsável recorda que «os preços sobem de forma quase ininterrupta há 18 meses, refletindo o aumento da procura. O que observamos é um alinhamento cada vez maior entre o desempenho efetivo do mercado e as perspetivas que nos são transmitidas pelos operadores que nele atuam, os quais estimam em torno dos 4% a valorização média anual dos preços das casas em Portugal», refere.

A Ci lembra também que os inquiridos no mais recente Portuguese Housing Market Survey preveem um aumento de cerca de 4% do preço das casas nos próximos 12 meses, o mesmo que tinha sido estimado para o ano passado. Atestam que a dinâmica da procura continua a superar a entrada de casas no mercado, o que pressiona os preços em alta.