Cascais aprova aquisição de 79 casas e reabilitação de 73 prédios

Cascais investe 330 milhões de euros em habitação pública.
Fotografia retirada do site da Câmara Municipal de Cascais.

A Estratégia Local de Habitação de Cascais prevê um investimento total de 330 milhões de euros até 2028. A Câmara de Cascais aprovou, esta segunda-feira, a compra de 79 casas e o lançamento de empreitadas para a reabilitação de 73 prédios de Habitação Social.

«Este é o maior e mais ambicioso plano de habitação que Cascais conheceu, mesmo considerando o PER – Plano Especial de Realojamento, iniciado em 1993. Temos vindo a efetuar um planeamento consistente e estratégico e uma gestão muito rigorosa com apreciáveis aquisições de terrenos. Estamos, assim, preparados para concretizar com forte vontade política, habilitados com os instrumentos financeiros e com capacidade técnica, no município, para liderar esta grande reforma na habitação pública colocando Cascais como referência no país», afirmou Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, em comunicado.

A ELH de Cascais conta com financiamento do PRR, através de um acordo estabelecido entre a Autarquia e o IHRU, que se traduz em 162 milhões de euros. Além de aquisição e renovação de imóveis, o acordo prevê ainda a construção de novas casas e compra de terrenos com um valor total de 330 milhões de euros de investimento até 2028.

Depois dessa data, a autarquia estima ter mais de três mil soluções habitacionais nas quatro freguesias do concelho que, somadas aos actuais cerca de 3.000 fogos de habitação social que estão a ser reabilitados, irão duplicar o parque habitacional municipal.

Ancorados na democracia colaborativa e participativa, Cascais «têm-se diversificado e intensificado programas de acesso universal à habitação que dão resposta às necessidades dos jovens, das famílias, sobretudo às que estão em situação de maior vulnerabilidade económica e social, mas também à classe média», lê-se em comunicado.