CML entregou já 775 habitações desde outubro de 2021

CML entregou já 775 habitações desde outubro de 2021
Fotografia de Helena Ije, Pexels.

A Câmara Municipal de Lisboa entregou as chaves de 25 casas e de oito espaços não habitacionais municipais para associações, numa sessão presidida pela vereadora da Habitação e Obras Municipais, Filipa Roseta, esta segunda-feira, nos Paços do Concelho.

A CML indicou que quatro casas foram entregues através do Programa Renda Acessível, de acordo com a Lusa, citada pelo Observador. Desde o atual mandato, que se iniciou em 18 de outubro de 2021, foram entregues 775 chaves de habitações.

Em resposta à agência Lusa, citada pelo Observador, a Câmara Municipal de Lisboa indicou ainda que oito das casas foram atribuídas no Programa de Arrendamento Apoiado, sete no âmbito de realojamentos, nomeadamente seis na sequência do Plano Geral de Drenagem de Lisboa e uma no processo de realojamento do Bairro Cruz Vermelha, e seis em resultado de transferências, designadamente «uma por mau estado da habitação, outra por razões de violência, duas por sobreocupação e outras duas por razões de saúde», cita o mesmo meio.

As 25 habitações em causa localizam-se nas freguesias de Marvila, Belém, Estrela, Olivais, Parque das Nações, Campo de Ourique, Beato, Penha de França e Santa Clara, conforme informação do município.

No que diz respeito aos espaços não habitacionais municipais, a vereadora Filipa Roseta entregou oito chaves para as seguintes associações: Rimas ao Minuto, Orientar, O Ninho (dois espaços), Questão de Igualdade, Paz Amizade e Cores e Associação Generation, que «abrangem as freguesias de Marvila, Beato, Areeiro, Ajuda e Campo de Ourique», cita.

“Aumentar e melhorar a oferta de habitação”

A autarquia salientou que «a construção e reabilitação de habitações é um processo contínuo, mas importa sublinhar que uma das prioridades do atual executivo camarário é, conforme foi sublinhado na apresentação da Carta Municipal de Habitação de Lisboa, aumentar e melhorar a oferta de habitação».