Estudantes gastam média de €420/mês em alojamento

Estudantes gastam média de €420/mês em alojamento

Os estudantes portugueses são os que gastam menos em alojamento, cerca de 395 euros. Os estudantes do Reino Unido, por seu lado, são os que estão dispostos a pagar mais, com uma média de 496 euros por mês.

No ano passado, o número de arrendamentos da Uniplaces aumentou 183%, e o número de anúncios na plataforma 33%. Os estudantes alugam casa por uma média de 4,7 meses, e 79% dos estudantes optam por alugar um quarto. Os meses de maior procura coincidem com o início dos semestres escolares, nomeadamente setembro e fevereiro.

No total, 109 nacionalidades diferentes alugaram casa para estudar em Portugal no ano passado, e 77% dos estudantes que arrendam através da Uniplaces são de nacionalidade estrangeira.

Miguel Santo Amaro, co-fundador da Uniplaces, comenta que «em 2016 a Uniplaces testemunhou um grande crescimento no número de estudantes estrangeiros em Portugal. Esta subida confirma a crescente importância de uma plataforma que facilite o processo de arrendamento».

O responsável explica que «este tipo de hóspede é, cada vez mais, uma opção por parte de proprietários de imóveis que pretendem rentabilizar ao máximo as suas habitações. É aqui que entra a Uniplaces, uma marca de referência que constrói uma ponte entre estudantes e proprietários, potenciado a rentabilidade dos imóveis e facilitando um arrendamento transparente».