IHRU abre candidaturas para mais de 100 casas com renda acessível

imagem ilustrativa
Unsplash

O IHRU abriu esta terça-feira os concursos para 102 casas com renda acessível no âmbito do Programa de Apoio ao Arrendamento e do novo Programa Arrendar para Subarrendar.

As habitações em causa situam-se em 18 concelhos do país, nomeadamente Almada, Amadora, Aveiro, Entroncamento, Fafe, Figueira da Foz, Gondomar, Lisboa, Oeiras, Paredes, Ponte da Barca, Porto, Santiago do Cacém, Seixal, Setúbal, Sintra, Valongo e Vila Nova de Gaia. Têm tipologias T1 a T5.

Os concursos são da responsabilidade do IHRU, que vai atribuir as habitações por sorteio às pessoas e agregados que apresentem candidaturas até dia 18 de março, e que cumpram os critérios de elegibilidade previstos em cada concurso. Os contratos de arrendamento destinam-se a habitação permanente dos agregados, e a sua taxa de esforço não pode ser superior a 35%.

Terão prioridade os agregados com idade até 35 anos, famílias monoparentais ou famílias com quebras de rendimento superiores a 20% face aos rendimentos dos três meses precedentes ou do mesmo período homólogo do ano anterior.