Juros no crédito à habitação aumentam para 3,97% em abril

Juros no crédito à habitação aumentam para 3,97% em abril

A taxa de juro média dos novos empréstimos à habitação subiram de 3,86% em março para 3,97% em abril, avança o Banco de Portugal esta segunda-feira.

No mês em análise, a taxa de juro média dos novos empréstimos à habitação concedidos com taxa variável aumentou 0,15 pontos percentuais, para 3,98%, a passo que a taxa de juro média dos novos empréstimos a taxa fixa diminuiu 0,05 pontos percentuais, para 4,23%.

Segundo o BdP, as novas operações de empréstimos aos particulares, em abril, totalizaram 1793 milhões de euros, menos 730 milhões do que em março, sendo que esta diminuição foi transversal a todas as finalidades (habitação, consumo e outros fins), refletindo assim um menor dinamismo do mercado de crédito relativamente ao observado nos meses anteriores.

Taxa de juro nos depósitos supera 1%

Em abril, pela primeira vez em oito anos, a taxa de juro média dos novos depósitos a prazo de particulares superou 1%, com um aumento de 0,90% para 1,03%.

Em abril, o Banco de Portugal indica que o montante de novos empréstimos concedidos pelos bancos às empresas foi de 1531 milhões de euros, menos 775 milhões do que no mês anterior. A taxa de juro média dos novos empréstimos às empresas aumentou de 5,11% em março para 5,13% em abril.

A taxa de juro média dos novos depósitos de empresas aumentou para 2,33% em abril, subindo mais de 0,3 pontos percentuais pelo terceiro mês consecutivo. De referir que esta taxa tinha sido de 1,05% em janeiro, 1,50% em fevereiro e 1,98% em março.

Taxa de juro no crédito ao consumo e outros fins em máximos de oito anos

Quanto aos empréstimo ao consumo, a taxa de juro média passou de 8,43% para 8,69%. Já taxa de juro médio dos novos empréstimos para outros fins foi de 5,18%, no mês em análise. O Banco de Portugal sublinha que as taxas associadas ao crédito ao consumo e a outros fins foram as mais elevadas dos últimos oito anos.