Médio Tejo contratualiza mais de 24 milhões para 150 casas acessíveis

Firmaram-se 15 acordos de colaboração entre o IHRU e nove municípios da CIM Médio Tejo.
Fotografia de Kapa65, Pixabay.

Na última quinta-feira, a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo estabeleceu protocolos com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), no montante total de 24,3 milhões de euros (ME). Estes protocolos vão permitir disponibilizar 150 habitações a custos acessíveis na região.

Na Câmara Municipal de Torres Novas, pertencente ao distrito de Santarém, foram firmados 15 acordos de colaboração entre o IHRU e nove municípios da CIM Médio Tejo. Os protocolos assinados esta quinta-feira envolveram os municípios de Abrantes (3,9 milhões de euros), Alcanena (3,9 milhões de euros), Constância (626 mil euros), Ferreira do Zêzere (1,2 milhões de euros), Mação (1,5 milhões de euros), Ourém (4,3 milhões de euros), Tomar (2,3 milhões de euros), Torres Novas (5,8 milhões de euros) e Vila de Rei (717 mil euros).

Em setembro do ano transato, os primeiros acordos de celebração foram assinados em Alcanena, abrangendo 15 propriedades. Estes acordos viabilizarão a construção ou reabilitação de 226 habitações, atualmente em fase de obras, representando um investimento total de 32,4 milhões de euros (com IVA).

Estas habitações «destinam-se a oferta habitacional com rendas acessíveis para as famílias que não encontram respostas no mercado tradicional por incompatibilidade entre os seus rendimentos e os valores de renda praticados nos dias de hoje», disse à Lusa o presidente da CIM Médio Tejo, Manuel Jorge Valamatos, citado pelo Observador, acrescentando que, ao dia de hoje, «perfaz 39% do que eram os objetivos em junho” de 2023, num total de 370 apartamentos e 56 milhões de euros de investimento».

O presidente da CIM Médio Tejo frisou ainda que foi assumido «parte de um compromisso» assinado em junho de 2023 e que definiu um objetivo global de «construção e reabilitação de 1.100 novos apartamentos T1, T2, e T3, no valor de cerca de 140 milhões de euros».

“Os municípios são experientes, com recursos humanos qualificados e equipas competentes, e estão focados em aproveitar esta oportunidade de aumentar a coesão territorial”

Por sua vez, António Leitão, presidente do Conselho Diretivo do IHRU, frisa que os prazos são «apertados» e que é preciso «trabalhar bem e rápido», tendo realçado a «parceria e cooperação» entre o IHRU, Ministério da Habitação e municípios.

Recorde-se que as verbas são provenientes do empréstimo concedido no âmbito do investimento no Parque Público de Habitação a Custos Acessíveis da componente Habitação do PRR.

A CIM Médio Tejo, com uma área geográfica de 2.715 quilómetros quadrados, integra os concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas, e Vila Nova da Barquinha. Este protocolo abrange ainda os municípios de Sertã e de Vila de Rei e que, em 1 de janeiro, passaram formalmente da CIM do Médio Tejo para a CIM da Beira Baixa.