Mercado de luxo de Lisboa deverá valorizar 2% em 2024

imagem ilustrativa
Lisboa

O mercado residencial de luxo de Lisboa deverá registar uma subida dos preços de 2% no próximo ano, prevê a Knight Frank, parceira em Portugal da Quintela + Penalva.

Em termos de previsões de valorização dos preços deste mercado, a capital portuguesa surge a meio da tabela de 26 cidades analisadas, com melhor performance que cidades como Londres, Berlim ou Edimburgo, que deverão registar descidas entre -1% e -3%.

Francisco Quintela, sócio fundador da Quintela + Penalva, comenta em comunicado que «depois do crescimento do mercado imobiliário de luxo em Portugal, que veio preencher uma lacuna grande ao nível da oferta, é expectável que esse mesmo crescimento seja consolidado, à semelhança do que acontece nos principais mercados europeus. No entanto, o nosso país tem margem de expansão».

A valorização da habitação de luxo a nível global deverá ser liderada por Auckland e Bombaim, com cerca de 5%, seguidas por Madrid e Singapura, com 4%, Sidney, Vancouver e Paris, com cerca de 3%.

Segundo a Knight Frank, «de um modo geral, os preços do mercado de luxo residencial deverão melhorar em 2024, com um crescimento médio de 2%, à exceção do Dubai», cidade que não está incluída.

Lisboa entre as cidades onde os preços menos crescem este ano

Devido ao atual contexto de inflação e subida de taxas de juro, a Knight Frank fez uma revisão das suas previsões para o mercado imobiliário em 2023, considerando o período entre dezembro de 2022 e julho de 2023, tendo em conta o crescimento dos preços no mercado residencial de luxo. Analisou as mesmas 26 cidades.

A consultora concluiu que Lisboa está entre as cidades onde os preços crescem menos este ano, com um aumento de 4%. A par de cidades como Berlim, Edimburgo, Dublin, Los Angeles e Zurique, foi uma das cidades onde os preços mais se deterioraram, apesar de as descidas continuarem a ser relativamente pequenas, entre os 2% e os 4%. Pelo contrário, Genebra ou Vancouver registaram as maiores melhorias em termos percentuais (3%).

Dubai lidera as subidas dos preços em 2023

Mas é o Dubai que continua a liderar os rankings da valorização do imobiliário de luxo em 2023, ainda que o crescimento anual deva arrefecer para 14%, uma diferença significativa face à subida de 44% registada no ano anterior.

Tóquio, Paris, Madrid e Miami completam o top 5 dos principais mercados em termos de valorização, e têm previsões de crescimento em torno dos 4%.

De acordo com esta análise da Knight Frank, 20 das 26 cidades analisadas deverão registar um crescimento dos preços estável ou superior este ano. Seis destas cidades deverão registar um desempenho mais positivo que o previsto há 6 meses. 9 permanecem inalteradas, e as restantes 11 terão um crescimento expectável mais baixo.

Principais mercados têm suportado contexto de instabilidade

Kate Everett-Allen, da Knight Frank e autora desta previsão, explica que «o aumento da inflação e as consequentes subidas das taxas de juro foram o principal tema do primeiro semestre de 2023. No entanto, os principais mercados têm suportado o peso da dor, mas mesmo aqui os volumes de vendas, e não os preços, têm sido a maior vítima até à data». Garante que «os mercados residenciais de luxo são mais resilientes no que toca às mudanças no ambiente da política monetária, dada a maior proporção de liquidez e de compra sem recurso a crédito (46%, de acordo com o inquérito da rede global de investigação da Knight Frank), embora estes investidores não estejam imunes às consequências das políticas monetárias recentes».