Preços das casas em Lisboa subiram 6,3% no final de 2023

Preços das casas em Lisboa subiram 6,3% no final de 2023
Fotografia de wirestock, Freepik.

No final de 2023, os preços das casas na capital portuguesa apresentaram um aumento de 6,3% em comparação com o ano anterior, de acordo com dados divulgados pela Confidencial Imobiliário, no Índice de Preços Residenciais de Lisboa.

No ano transato, o aumento dos preços das habitações em Lisboa, medido pela taxa de variação homóloga no 4º trimestre do ano, registou uma diferença pouco significativa em relação ao crescimento de 7,1% verificado em 2022, diminuindo apenas 0,8 pontos percentuais.

Este cenário contrasta com a tendência observada no país como um todo, onde se verificou uma desaceleração acentuada na valorização. Recorde-se, no contexto nacional, os preços de venda das casas em Portugal Continental aumentaram 11,8% em 2023, uma desaceleração de 6,9 pontos percentuais em relação ao aumento de 18,7% registado em 2022.

A manutenção da valorização de Lisboa em patamares idênticos entre 2022 e 2023 reflete a consistência do comportamento trimestral dos preços. Os preços na capital apresentaram subidas situadas entre 1,0% e 2,0%, no decorrer do ano passado, uma tendência que foi confirmada no 4º trimestre, quando a variação em cadeia se posicionou em 1,2%.

“O facto de Lisboa sustentar a subida de preços em níveis semelhantes num quadro que, no agregado nacional, é de forte abrandamento, sugere que o ciclo recente de valorização pode estar a esgotar-se. Nos últimos anos, o motor para o crescimento dos preços em Portugal foram os mercados mais baratos, especialmente os das periferias de Lisboa e Porto, os quais, tendo bases de valor baixas, observaram elevados níveis de valorização”

De acordo com Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário, «sucede que, em virtude desta trajetória, a margem para subir preços nestes mercados vai sendo progressivamente mais baixa e simultaneamente os concelhos mais caros, como Lisboa e Porto, estão a inverter a curva de desaceleração dos últimos anos».

De entre os 18 concelhos da região monitorizados no âmbito do Índice de Preços Residenciais, apenas a Amadora registou uma subida menos robusta que Lisboa, observando um crescimento de 5,5% nos preços de venda em 2023. A valorização na região foi liderada pelo concelho do Montijo, onde a subida de preços em 2023 se situou em 22,1%. No ano transato, os preços apurados para a média das transações em Lisboa atingiram os 4.865 euros/m², de acordo com o SIR - Sistema de Informação Residencial.