Preços de venda das casas com variação de 0,9% em janeiro

Preços de venda das casas com variação de 0,9% em janeiro
Fotografia de wirestock, Freepik.

No primeiro mês do ano, os preços de venda das casas em Portugal Continental registaram uma variação de 0,9% face a dezembro de 2023. Segundo os dados apurados pela Confidencial Imobiliário, no âmbito do Índice de Preços Residenciais, dá-se assim continuidade ao ciclo de valorizações mensais suaves que predominou na segunda metade do ano passado.

Em termos homólogos, os preços verificaram um aumento em 12,1% de janeiro, mantendo os níveis de valorização neste horizonte temporal estáveis em torno dos 12,0%.

Recorde-se que, em dezembro do ano passado, a taxa de variação homóloga foi de 11,8%, coroando um ano marcado pelo abrandamento no ritmo de subida dos preços da habitação. Em resultado desse arrefecimento, a valorização homóloga registada no último mês de 2023 ficou 6,9 pontos percentuais abaixo da observada no final de 2022 (18,7%).

De acordo com os dados do SIR-Sistema de Informação Residencial, as casas foram transacionadas em Portugal Continental por um preço médio de 2.396 euros/m² em janeiro de 2024, considerando um período acumulado de três meses. Os fogos novos atingiram um valor médio de 3.656 euros/m² nas transações realizadas nesse período, enquanto nos fogos usados o valor foi de 2.243 euros/m².