«Preços da habitação deverão continuar a aumentar», diz BdP

«Preços da habitação deverão continuar a aumentar», diz BdP

 

No primeiro trimestre deste ano, os preços da habitação registaram uma taxa de variação homóloga de 7,9%, uma «tendência de aceleração» que o BdP prevê que continue, em parte, pelo «aumento da procura por não residentes», refere no Boletim Económico do mês de outubro.

O regulador nacional, membro da Autoridade Bancária Europeia (EBA, sigla em inglês), aponta uma tendência «recente» de «reafectação da carteira de investimento» que se verifica à escala europeia e que a par de «outros incentivos, nomeadamente ao nível fiscal, podem justificar o aumento da procura por parte de não residentes». A opção pelo investimento no mercado imobiliário «tem-se tornado mais apelativo, refletindo o aumento da sua taxa de rendibilidade relativamente a outros investimentos de longo prazo, nomeadamente de menor risco», refere.

Neste contexto, o BdP antecipa que, durante este ano, «os preços da habitação deverão continuar a aumentar bastante acima da inflação», suportados pela procura de estrangeiros e também de nacionais.

Novos empréstimos para habitação aumentam e taxas de juro reduzem

Do lado da banca, o montante de novos empréstimos concedidos a particulares para habitação aumentou e as taxas de juros «reduziram ligeiramente», no primeiro semestre deste ano. De acordo com o Boletim Económico do mês de Outubro, «em meados de 2017, estes empréstimos atingiram valores máximos desde finais de 2010», ainda que «representem apenas cerca de metade dos montantes observados nos anos anteriores à crise económica e financeira».

Em 2016 a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) aumentou 1,6%. Este ano o BdP projeta um crescimento de 8% e explica que não só perspetiva melhorias da situação do mercado de trabalho, mas também «a manutenção do acesso a financiamento com taxas de juro historicamente baixas, antecipando-se um aumento dos novos empréstimos para a compra de habitação em 2017».

Preços das casas em Portugal com subida acima da média europeia

De acordo com os dados do Eurostat, no segundo trimestre deste ano, os preços de compra de casa em Portugal subiram 8,0%, comparativamente ao mesmo período do ano passado. O preço das habitações em Portugal continua a apresentar uma evolução superior, em mais do dobro, do que a média da zona euro, com 3,8%.

Por trimestre, entre abril e junho, o preço das habitações aumentou 1,5%, na zona euro, face ao primeiro trimestre, e Portugal registou uma subida de 3,2%.