Primeiro-ministro considera “fundamental” regular crescimento do AL

Primeiro-ministro considera “fundamental” regular crescimento do AL

António Costa discursou, esta terça-feira, num encontro com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e a Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico (FNAEESP), no Palácio Foz, em Lisboa.

Na ocasião, o primeiro-ministro sublinhou que é «fundamental nós regularmos esse crescimento do alojamento local», afirmando que as verbas do PRR «vão permitir quase duplicar o número de casas disponíveis no ensino superior» até 2026, de acordo com a Lusa, citada pelo Observador.

Costa revela não ter «dúvidas nenhumas» de que muitas das habitações destinadas a alojamento estudantil «foram desviadas para outro tipo de alojamento, seguramente, mais rentável, mas criando uma pressão e um desequilíbrio muito grande no acesso ao alojamento estudantil». Neste sentido, considera «fundamental» regular esse crescimento do AL.

No seu discurso, António Costa assinalou que o acesso ao alojamento é, atualmente, «a maior barreira para o acesso ao ensino superior». O primeiro-ministro reforça que está a ser feito um «esforço enorme e que o país tem de ser bem-sucedido».

Costa declarou que «as verbas, neste momento, do Plano de Recuperação e Resiliência reforçadas com as verbas do Orçamento de Estado e que vão ser reforçadas para responder ao aumento dos custos, designadamente dos materiais de construção, vão permitir quase duplicar o número de camas disponíveis no ensino superior e creio que no politécnico que é de 70% o aumento de camas disponíveis até ao final de 2026».