Reforço no apoio extraordinário às rendas será pago em fevereiro

Reforço no apoio extraordinário às rendas será pago em fevereiro
A Segurança Social nega atrasos nos pagamentos.

O acréscimo de 4,9% no apoio extraordinário às rendas será efetuado em fevereiro. A Segurança Social referiu que o pagamento do apoio à renda, e respetivo reforço, é pago por referência ao mês anterior, o que significa que só em fevereiro será pago o valor de janeiro.

«Não há qualquer atraso no pagamento do apoio à renda e na respetiva atualização para 2024. O pagamento do apoio à renda é efetuado por referência ao mês anterior, o que significa que, em janeiro de 2024, é pago o valor referente a dezembro de 2023», disse fonte oficial do Instituto da Segurança Social em declarações ao Notícias ao Minuto.

Assim, a atualização para 2024 «será efetuada em fevereiro relativamente ao mês de janeiro de 2024 e assim sucessivamente». O pagamento deste apoio este mês começou a ser pago no dia 5 de janeiro, indicou a fonte ao mesmo meio de comunicação.

Em 2024, as rendas vão ser atualizadas em 6,94%, o valor mais alto desde 1994. De forma a colmatar o esforço dos inquilinos com este aumento esperado, o apoio à renda foi alargado em 4,94%.

Recorde-se que o apoio extraordinário à renda foi criado pelo Decreto-Lei n.º 20-B/2023, de 22 de março. É uma medida que consta no Orçamento do Estado para 2024 e contempla cerca de 185 mil inquilinos.