Renda ideal para um estudante ronda os 300 euros

Renda ideal para um estudante ronda os 300 euros

 

O inquérito analisou as respostas de mais de 1.400 estudantes de 100 nacionalidades, 41% dos quais vive em cidades portuguesas, e mostra que «para um estudante, o apartamento ideal deverá ter uma renda mensal entre 300 e 350 euros, com as principais despesas incluídas, e uma boa localização e acessibilidade de transportes públicos. A casa deverá ser partilhada, no máximo, com mais dois colegas de casa, também estudantes», atesta Giovanni Lavra, Country Manager da Uniplaces em Portugal.

Apesar deste intervalo de preços, 86% dos estudantes inquiridos afirmou estar satisfeito com o apartamento onde vive, sendo o preço, o tamanho e a antiguidade os principais fatores de insatisfação para 13%.

Os estudantes priorizam também fatores como a localização e as acessibilidades em termos de transportes públicos. 15% aponta a proximidade às universidades ou ao centro da cidade (14%) como prioridades na hora de escolher casa para morar. Se pudessem adicionar algo à casa onde vivem, implicando um aumento da renda, preferiam a inclusão das principais despesas ou uma varanda.

Apenas 12% indicou ter mudado de casa por causa do valor da renda nos últimos 3 anos. A duração ideal de um contrato de arrendamento é entre 6 a 12 meses.