Resolução do problema habitacional passa por “vários instrumentos”

Resolução do problema habitacional passa por “vários instrumentos”
Marina Gonçalves, ministra da Habitação, discursa na IV Conferência da Promoção Imobiliária, em junho.

Marina Gonçalves enfatizou que não existe uma «bala de prata» para solucionar o problema da habitação, que «é transversal» em toda a Europa, de acordo com o Observador. A ministra da Habitação aponta que mesmo em países como os Países Baixos, que têm uma oferta pública de habitação superior à de Portugal, enfrentam problemas similares.

Na Academia Socialista, Marina Gonçalves reconheceu o problema da disponibilidade de habitação pública em Portugal, mas defende a necessidade de encontrar «respostas diferenciadas» e que «é difícil fazer a discussão» perante as acusações da oposição de que o Governo ou «vai expropriar ou acabar com o turismo» — numa tentativa de rebaixar os argumentos da oposição.

A ministra de habitação falou sobre o veto ou de Marcelo Rebelo de Sousa, mas frisou a urgência de implementar o programa Mais Habitação. Reforçou que não existe uma «bala de prata» para o problema da habitação, dado que isso não existe para responder a este problema.

Os Países Baixos «tem um parque habitacional público enorme comparado com o português» e partilha «os mesmos problemas», alega a ministra, sugerindo que a solução para alterar a realidade atual passa por «vários instrumentos».

A ministra da Habitação também se congratulou pelo facto de a habitação ter ganho destaque durante as presidências europeias, tendo em comta que, atualmente, é um problema generalizado. Ela parece enquadrar a recente iniciativa do Governo português junto da União Europeia nesse contexto, afirmando que é importante debater tal problemática a nível europeu.