Vila do Conde lança concurso para compra de 90 casas

Vila do Conde lança concurso para compra de 90 casas
Vila do Conde. Fotografia de Vitor Oliveira, Wikimedia Commons.

A Câmara de Vila do Conde lançou um concurso público para comprar 90 casas, por um preço conjunto de 15,4 milhões de euros, financiados por fundos comunitários, ao abrigo do Programa 1.º Direito, de acordo com a Lusa, citada pelo Eco.

A autarquia tem como objetivo adquirir «90 fogos habitacionais a construir, em construção ou já construídos, em boas condições de conservação e prontos a habitar, sem necessidade prévia de realização de obras de reabilitação e com condições de habitabilidade adequadas».

A medida, feita através do PRR, dirige-se a pessoas que vivam em condições habitacionais indignas e que não disponham de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação digna.

O critério para a adjudicação da compra destas quase cem habitações assenta na procura da «melhor relação qualidade e preço». O prazo de execução é de 24 meses, estando prevista a sua construção na parte sul do concelho.

Estes imóveis juntar-se-ão a outros 122, a maioria já em fase de construção através de uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde. A Câmara Municipal pretende disponibilizá-las à comunidade como parte da fase inicial do Programa 1.º Direito, recorrendo também a fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Grande parte das 122 habitações em construção, que mais tarde serão escaladas para 180, deverão estar concluídas já no final do ano, sendo que as 90 agora lançadas neste concurso publico têm de estar prontas até ao início de 2026.

A autarquia identificou 585 famílias que serão integradas na Estratégia Local de Habituação, e pretende, a breve termo, construir mais 46 habitações na freguesia de Touguinha.