30 milhões para modernizar escolas do Turismo de Portugal

30 milhões para modernizar escolas do Turismo de Portugal

O Plano de Modernização e Transformação para a Rede de Escolas de Hotelaria e Turismo, apresentado pelo Governo esta quinta-feira na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, prevê um investimento total de 30 milhões de euros a realizar até dezembro de 2026.

O financiamento será assegurado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com 20 milhões de euros e 10 milhões de receitas próprias do Turismo de Portugal, de acordo com o Jornal Económico. O Plano de Modernização e Transformação visa a requalificação, modernização e especialização das infraestruturas, equipamentos e espaços de formação das 12 Escolas de Hotelaria e Turismo.

Investimentos serão direcionados para as áreas de sustentabilidade, transformação digital, conectividade, ambientes de aprendizagem e inovação. Do lado da sustentabilidade existem vinte milhões de euros, que visam «garantir respostas às alterações climáticas”, através da “construção de infraestruturas inovadoras e sustentáveis, gestão de recursos consciente e uma aposta na acessibilidade e modernidade sustentável».

Já a Transformação Digital e a Conectividade vão dispor de quatro milhões de euros, que permitirão criar salas 360.º, tornar a conectividade digital mais eficiente e reforçar a capacitação digital dos formadores. Na área da inovação, que compreende 3,5 milhões, está prevista a criação de um novo centro Enogastronómico – Food & Wine Labs na Escola Douro-Lamego e, em Óbidos o lançamento da pioneira Chocolate Academy: Paixão pelo Chocolate by Óbidos.

Quanto aos restantes 2,5 milhões de euros serão canalizados para a criação de «novos espaços de aprendizagem inovadores e dinâmicos, mais flexíveis e adaptados aos novos formatos de ensino», presencial, híbrido e online.

De acordo com António Costa Silva, ministro da Economia e do Mar, «somos dos destinos turísticos mais competitivos do mundo e queremos, também, ser dos países com o ensino em hotelaria e turismo mais qualificados a nível internacional. Este é um grande passo nesse caminho».