70% do AL do Porto situa-se no Centro Histórico

70% do AL do Porto situa-se no Centro Histórico

 

Este novo relatório da consultora analisa o mercado nas vertentes das residências universitárias, unidades hoteleiras e alojamento local, e pretende fazer uma caracterização da oferta e da procura destes segmentos. A Predibisa destaca o alojamento local, que tem vindo a crescer com o aumento do fluxo turístico e tem impulsionado a reabilitação urbana do centro da Invicta.

De acordo com a Predibisa, no centro histórico, ao longo dos últimos seis anos, mas em particular nos últimos dois, a procura no mercado residencial centra-se nas tipologias T0 a T2, com vista sobretudo a alojamento local. Grande parte dos edifícios recentemente transacionados no Porto foi adquirida para investimento em alojamento local, com destaque para os serviced apartments.

No ano passado foram registados mais alojamentos locais que o total verificado em anos anteriores. As previsões da consultora apontam para que o número de registos seja 30% superior ao do ano passado no fecho deste ano só no centro histórico, e 50% superiores nas restantes zonas do Porto.

Para Rita Seixas, responsável pelo departamento de Research da Predibisa, «este estudo visa olhar com mais pormenor para o mercado de alojamento do Porto. O crescimento do turismo, que tem alavancado o alojamento local e a hotelaria, a par do forte incremento em projetos de reabilitação, bem como o aumento do número de estudantes estrangeiros, que fomenta o mercado de residências de estudantes, vão certamente continuar a dinamizar o mercado do Porto, um mix residencial cada vez mais atrativo e diversificado e que atrairá clientes e novos operadores. A cidade é atualmente um destino muito apetecível e ponto de atração para portugueses e estrangeiros».

 

Estudantes continuam a ter pouca oferta

O aumento do número de estudantes estrangeiros em Portugal aumentou, nos últimos anos, a pressão sobre a qualidade e quantidade da oferta de alojamento.

Nas residências universitárias privadas, os valores por quarto variam entre os 190 e os 300 euros e os apartamentos/estúdios variam entre os 260 e os 460 euros. Já os quartos em apartamentos arrendados por privados, variam entre os 100 e os 350 euros, e os apartamentos para arrendamento, entre as tipologias T0 e T1, apresentam valores desde os 370 euros.

Neste momento, estão previstas 4 novas residências de estudantes privadas no Porto, vocacionadas sobretudo para estudantes estrangeiros. Estão previstos 1.500 novos quartos com um valor médio mensal de 600 euros.