Açores colocam à venda pacote de ativos turísticos

Açores colocam à venda pacote de ativos turísticos

 

O anúncio foi feito pelo presidente da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores ao Expresso, segundo o qual o Governo Regional vai apresentar este conjunto de ativos aos investidores no próximo ano, incluindo o Hotel Colombo, em Santa Maria, o Graciosa Hotel ou o Inatel das Flores, além de duas quintas na Terceira, em Nasce Água e São Carlos.

Também em 2019 será lançado o anúncio público para a concessão da rede das Pousadas da Juventude nos Açores e para os campos de golfe das Furnas e da Batalha, já no 1º trimestre do ano. O último tem a possibilidade de integrar um projeto turístico de 120 hectares com construção aprovada. Os compradores poderão beneficiar de apoios a fundo perdido num máximo de 65% do investimento e 15 milhões de euros.

 Segundo Vítor Fraga, «falar dos Açores hoje é falar de uma terra de oportunidades, com um dos mais atrativos sistemas de incentivos da União Europeia». O arquipélago beneficia de um regime próprio de apoios comunitários (o PO Açores 2020) e definiu como sectores estratégicos para atrair investimentos em condições mais atrativas (ao abrigo do programa Competir+) o turismo, o agroalimentar a economia do mar e as tecnologias.

Nos setores do turismo, do agroalimentar, da economia do mar e das tecnologias, a Região já recebeu desde o início do novo quadro candidaturas para mais de 1000 projetos, totalizando investimentos de 444 milhões de euros e 2300 empregos. A SDEA está acompanhar ainda 44 novos projetos com investimentos num total de 140 milhões de euros, cita o Açoriano Oriental.