Hotelaria: Lisboa e Porto crescem a ritmo “incomparável”

Hotelaria: Lisboa e Porto crescem a ritmo “incomparável”

 

Confirmando o excelente momento da hotelaria, e apesar de a ocupação revelar uma tendência de desaceleração, a taxa de ocupação em Lisboa e Porto fechará este ano próxima dos 80%.

Gustavo Castro, Research da Colliers International, explica que «depois de crescer 20% nos últimos 5 anos e perante um espetacular crescimento no número de quartos (mais de 4.500 quartos nas duas cidades), é notável que Porto e Lisboa consigam consolidar uma ocupação próxima dos 80%, atendendo aos constrangimentos inerentes à sazonalidade, à dispersão geográfica e eventuais externalidades».

Neste estudo da Colliers, a consultora destaca a ascensão de Lisboa ao topo dos principais destinos europeus, com uma ocupação entre as mais elevadas da Europa e um preço médio por quarto mais próximo da média europeia.

Porto tem também lugar de destaque no panorama europeu. Gustavo Castro comenta ainda que «conserva um potencial de crescimento sem igual, sendo expectável que o RevPAR, no Porto, continue a trajetória ascendente, no futuro próximo».