Mediador e código de conduta. Porto prepara Regulamento de AL

Mediador e código de conduta. Porto prepara Regulamento de AL

A Câmara do Porto não deverá demorar em apresentar publicamente a anunciada proposta de regulamento do alojamento local, abrindo a fase de discussão pública. Segundo avançou o vereador do Pelouro da Economia, Turismo e Comércio, Ricardo Valente, «se tudo correr bem, e conseguirmos terminar o trabalho até ao final desta semana, durante a próxima semana iremos ter uma reunião do executivo para colocar o regulamento cá fora».

O vereador, que falava na Alfandega, à margem da apresentação de um estudo sobre o mercado residencial do Porto, adiantou que a proposta de regulamento prevê a criação de um «mediador de alojamento local na cidade do Porto», disse, explicando que a ideia é ter «mediadores por cada uma das juntas de freguesia, basicamente para fazer a mediação entre o que são os residentes e os alojamentos locais».

Está também prevista a criação de um código de conduta, elaborado em colaboração com a Airbnb, no sentido de trabalhar um conjunto de boas práticas para que o alojamento local na cidade se qualifique.

Por último contou ainda que será criado um sistema de monitorização que vai permitir fazer a «gestão preventiva» de zonas mais saturadas da cidade.