Porto supera os oito mil alojamentos locais

Porto supera os oito mil alojamentos locais

Foram os números avançados pela Câmara do Porto, durante a primeira sessão do ciclo de debates ‘Viva Porto - Debate Público sobre Habitação no Porto’, com base num estudo levado a cabo pela Universidade Católica do Porto.

Existem «8082 imóveis afetos ao alojamento local, dos quais 93% são apartamentos e 7% são moradias e estabelecimentos de hospedagem». Mais de metade dos imóveis está concentrada nas freguesias do centro histórico. «Cerca de 71% dos AL (5190 registos) estão localizados na União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória», escreve a Time Out, citando o estudo. O Bonfim está em segundo lugar com 962 AL e a União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos fica em terceiro com 388 AL.

Atenta a este forte crescimento, a autarquia já anunciou que irá desenvolver um regulamento para o alojamento local, cujo primeiro esboço será apresentado dentro de um mês. A monitorização da evolução da atividade continuará em parceria com a Confidencial Imobiliário através de um sistema de monitorização de alojamento local na cidade.