Urbanitae conclui a maior operação de crowdfunding imobiliário de Portugal

crowdfunding inmobiliario portugal

A Urbanitae estabeleceu um marco histórico em Portugal ao concretizar a maior operação de crowdfunding imobiliário alguma vez registada no país, angariando cinco milhões de euros junto de 1.283 investidores. Este capital será utilizado para criar um complexo de 96 apartamentos turísticos no Porto, representando o máximo permitido pela legislação portuguesa para este tipo de investimento.

O projeto centra-se na transformação de uma antiga fábrica situada na Rua Barão Forrester, 730, num moderno complexo de apartahotel. Após uma remodelação completa, a propriedade será arrendada ao Numa Group, um operador internacional de apartamentos turísticos com sede na Alemanha. A estratégia futura inclui a venda do ativo a investidores de capital ou interessados em retornos deste tipo, assim que o projeto estiver estabilizado.

A Caler Real Estate Advisory, responsável pela promoção, é uma empresa especializada no investimento, gestão e otimização de carteiras imobiliárias, com uma presença notável na gestão hoteleira no Porto, Madrid e Barcelona. O Numa Group, por seu lado, gere mais de 3.000 unidades em mais de 25 cidades de 9 países, comprometendo-se com este projeto através de um contrato de arrendamento de 25 anos, com 15 anos de cumprimento obrigatório.

O investimento Urbanitae cobre 85% do capital necessário para a aquisição e adaptação do ativo, com acções a partir de 500 euros, enquanto o promotor e os seus investidores contribuem com os restantes 15%. Este modelo permite aos investidores beneficiar tanto das mais-valias como dos rendimentos gerados pelo projeto.

Para além da operação no Porto, a Urbanitae iniciou a sua incursão no mercado português com outro projeto na Cruz Quebrada, em Oeiras, perto da capital, com um total de 277 investidores e um financiamento de 1.010.000 euros. A plataforma prevê ainda abrir ao financiamento um novo projeto em Lisboa, que consiste num empreendimento de onze moradias unifamiliares e um espaço comercial, com um investimento previsto de 4.053.000 euros.

Simão Cruz, diretor da Urbanitae em Portugal, está a liderar a estratégia de expansão da plataforma em Portugal. A Urbanitae pretende atingir um volume de 20 milhões de euros em projectos financiados até ao final de 2024, procurando constantemente novas oportunidades de investimento, sobretudo em grandes activos. A plataforma apresenta-se como uma alternativa de financiamento para promotores imobiliários, facilitando o investimento em projectos de vários tipos para pequenos e médios aforradores que procuram retornos atractivos.